quarta-feira, 30 de setembro de 2009

POTT e o problema dos canivetes suiços...


Acreditem que não estou a brincar...é o que eu penso e sinto....
Proibiram os canivetes nas prisões!
Presumo que seja chato estar preso, mas agora não ter um Canivete Suíço "swiss army knife" Victorinox, para cuidar da higiene das unhas e descascar uma maçã ainda é mais chato. Depois um tipo pode-se chatear com outro, ou mesmo com um guarda prisional porque não lhe deram a dose de metadona a tempo e horas, porque não gosta da marca da seringa que lhe deram para injectar a sua droga diária, ou porque lhe serviram o pequeno almoço sem crepes e doce de manga com ananás ou o almoço (ou jantar) não era de marisco com lagosta, ou o caviar não era beluga, pode ficar chateado devido a ter estado todo o dia sem fazer nada e qualquer motivo é bom para esfaquear um colega ou um guarda e fazer uma festa brava com sangue. Para cúmulo, como está preso, e se tem o “azar” de matar alguém não pode ficar em liberdade com Termo de Identidade e Residência. Agora que se verificaram ataques com os tais canivetes que se vendiam a 5 euros cada, entre reclusos, ameaçam os presos que os compraram e não os devolverem com punições. Vai ser ver todos a chorar, porque ninguém vai querer desfazer-se de um brinquedo deste tipo que tanta utilidade pode ter dentro de uma prisão. Mas eu sugiro uma actividade que pode ajudar a mitigar o stress provocado por esta perda e mesmo evitar o surgimento de traumas por tão vil separação de um objecto pelo qual deviam nutrir muita estima e amor. Sugiro que se criem hortas onde todo o recluso pode cultivar as suas ervinhas de fumar, pois algumas tem propriedades medicinais as (chamadas drogas leves) que acalmam os nervos e fazem menos mal que dar seringadas nas veias que só criam arteriosclerose a longo prazo.

Para o tempo livre que os reclusos tem, e visto que já não tem outros meios para limpar as unhas, que era uma das melhores actividades de preenchimento dos seus tempos livres, sugiro ainda que se crie um programa parecido com o das Novas Oportunidades em que todos os reclusos teriam um computador e cursos de reconhecimento dos seus conhecimentos, o chamado RVC (Reconhecimento e Validação de Conhecimentos), onde podiam ver as suas capacidades e conhecimentos práticos de gatunagem, maldade e violência, burla entre outras actividades, reconhecidas com a equivalência ao 9º ano e até o 12º ano. Para aqueles que já fossem reincidentes e depois que se destacassem com os melhores “resultados”, sugeria a criação de um curso superior, estilo os da universidade independente, onde iriam aprender como fazer crimes de colarinho branco e onde adquirissem os conhecimentos necessários para que eles pudessem ensinar, por exemplo as suas mães a comprar a pronto andares ou vivendas de alto valor, com um rendimento mensal inferior ao nosso salário mínimo. Deve-se fomentar por isso a reinserção do recluso no seu núcleo familiar afim de ser reconhecido e querido no seio das suas famílias (por exemplo pelo tio, primos, irmão, mãe e pai).

E mais, se notassem nessa pessoa recuperada do crime, capacidades de liderança, saber e sabedoria acima da média, devia-se pôr esse cidadão a governar Portugal, e não sejam preconceituosos por virem a ter um ex-criminoso no governo, porque em Portugal como poucos governantes são investigados por crimes de corrupção e tráfico de influências (e outros crimes) e menos ainda são os condenados, posso assegurar-vos que praticamente não existe essa criminalidade no nosso país. Podem até ficar mais seguros ainda, que esse ex-recluso, iria ficar rodeado de “boas companhias” no parlamento (quer estivesse no PS, PSD, CDS,BLOCO de ESQUERDA ou mesmo PCP) e por isso mesmo iria ser muito menor o risco desse ex-presidiário cair em tentação e voltar à vida do crime.

13 comentários:

  1. Bom dia Pott

    Belissima abordagem a um tema com a maior actualidade.

    beijo

    ResponderEliminar
  2. Realmente...está bem pensado! Quem sabe se a segurança não voltava para ficar!! Estou contigo. Um beijo Graça

    ResponderEliminar
  3. Bem que canivete suiço é de multifunções... descobriste-lhe mais umas quantas!!!
    (gostei do fluir e do desaguar do texto...rs)

    Ahhh... tenho um Victorinox (até tem uma bolsinha vermelha) que veio directamente da Suiça, genuiníssimo. Acho que tenho que explorar esta minha mais valia!

    ResponderEliminar
  4. Meu querido amigo Pott!

    Achei o teu texto engraçadissimo e com muita oportunidade.
    A propósito do rumo que leva este nosso Potugal vou contar-te uma anedota.

    SADDAM perguntou a Deus:
    - Como será o Iraque daqui a 4 anos?
    Deus respondeu:
    - Estará destruído por inúmeros bombardeamentos americanos.
    Saddam sentou-se no chão e chorou.



    BUSH perguntou a Deus:
    - Como serão os EUA daqui a 4 anos?
    Deus respondeu:
    - Estará todo contaminado por inúmeros ataques de armas biológicas de Bin Laden.
    Bush sentou-se no chão e chorou.


    JOSÉ SÓCRATES perguntou a Deus:
    - Como será PORTUGAL daqui a 4 anos, depois deste meu meu segundo mandato?

    Deus sentou-se no chão e chorou.

    Um abraço e um bom dia.

    ResponderEliminar
  5. Eu estou bem longe de Portugal, no Sul da China, o que me entristece, pelo facto de estar longe do meu Portugal. A vida não sorri da mesma forma para todos. Tenho acompanhado a RTPi e as Ilustres notícias a que tenho acesso, claro com o devido respeito lá vou filtrando algo menos próprio, mas não deixo de sentir alguma tristeza e relutância com este e outros factos no chamado TOP social Português.Todos comentam, todos refilam, mas ninguém faz nada. Na verdade foi uma camada que os colocou no lugar onde estão. Errar é humano e tarde por vezes se detecta.
    Estes ªBlogsª são muito saudáveis e bem haja quem os realiza.
    Espero poder um dia ter melhores notícias na RTPi falando de coisas boas do nosso Portugal... Até os Chinese já se riem ....

    ResponderEliminar
  6. Bom, por aí proíbem-se canivetes - embora que so agora -, mas por aqui, por mais proibido que seja, a criatividade dos presos é fantástica! Eles próprios os fazem, além do tráfico de drogas dentro e fora da prisão. Pelo jeito, aqui estes presos podem dar doutorado para esses daí. Infelizmente... :(

    bjs

    ResponderEliminar
  7. E por falar na reinserçao dos reclusos no seu seio familiar quero dizer que,por exemplo a mãe do primeiro-ministro é uma santa. Consegue fazer milagres. Nunca trabalhou, mas tem direito a uma pensão mensal superior a 3000 euros, paga pelo Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.Já a minha vizinha do rés-do-chão, trabalhou quarenta anos numa fábrica e fez sempre os respectivos descontos. Por ter ficado desempregada aos 55 anos e ter entrado na pré-reforma, trouxe para casa uma reforma de pouco mais de 250 euros. Teve azar, não é mãe do primeiro-ministro.
    Sou caceteiro, pois sou. Mas estas injustiças irritam-me, o que é que hei-de fazer?

    Um abraço forte.

    ResponderEliminar
  8. Socrates tambem é um recuperado do crime.
    Mas é dos tais com capacidades de liderança, saber e sabedoria acima da média, senão vejam:


    "está para nascer um primeiro ministro que se tenha ´licenciado`a um domingo, por FAX e entre amigos".

    Ainda "está para nascer um primeiro ministro que não tenha na Assembleia da República uma ficha biográfica a dizer que é engenheiro civil e licenciado e outra a dizer que não passa de um "bach" em engenharia".

    Ainda "está para nascer um primeiro ministro que diga que assinou mas que verdadeiramente não projectou casas e currais".

    Desculpem,afinal já nasceu.

    ResponderEliminar
  9. Oi Pott

    Muito engraçado o seu post.
    Quero lhe parabenizar.
    Eu nada sei da politica no teu país,mas pelo que estou vendo se parece com a nossa.
    Essa do canivete foi demais.
    Beijo no coração.

    ResponderEliminar
  10. Estou completamente de acordo Pott.
    Este país já deu o que tinha a dar.
    Pelo menos para nós.

    Até amanhã

    ResponderEliminar
  11. Veja lá que aqui é tal e qual:
    Três homens foram presos nesse domingo,em São Paulo, ao tentar enviar um celular acoplado a uma pipa para detentos.
    Em outra localidade foi detectado um avião aeromodelo com celulares no pátio da cadeia.

    Haja imaginação!!!
    Tanta criatividade mal direcionada.
    E os que tem o poder na mão o que fazem?
    Quando nós, o povo, reclamamos, tentam nos calar a qualquer custo.

    Humm......

    Deus já nem lágrimas tem mais, deve pensar:
    "Onde foi que eu errei".

    Mas pra quem será que ele reclama??

    ResponderEliminar
  12. Bem esgalhado Pott!
    Embora não seja propriamente o teu estilo,está engraçado.

    O teu sentido de humor está a afinar.

    Um beijo Pott

    ResponderEliminar
  13. Muito bom!

    Beijos, flores e estrelas *****

    ResponderEliminar