quarta-feira, 23 de setembro de 2009

POTT em busca do passado perdido...

Em busca do passado perdido...

Por razões que não são para aqui chamadas, vi-me obrigado a refletir sobre o passado. Não se trata do passado institucionalizado e congelado pelos historiadores num texto. Mas do passado-memória, aquele passado que pertence aos indivíduos, que é vivo na mesma proporção em que ele é sentido.

O problema é que esse passado vivo é passível de ser perdido e muitas vezes não nos damos conta disso. Acreditamos apenas no acúmulado do passado, das experiências, dos sentimentos. Concebemos que todo passado é possível de ser preservado. Basta contratar um historiador. Mas...o passado deixa de ser vivo, torna-se uma narrativa muitas vezes empolgante. Mas é uma forma material, dura. Às vezes é perfeita em descrição. Mas falta-lhe a essência que lhe deu vida.

Mas, sem aceitarmos a narrativa do historiador e sem aceitarmos que o passado vivo seja congelado, temos que nos adaptar a idéia do passado perdido. Mas então, como perdemos o que faz parte de nós?

Há pelo menos duas formas...Uma delas é o passado perdido voluntariamente. A idéia de que a nossa vida,que é um amontoado de eventos incoerentes, ignora as nossas próprias tentativas de lhe dar coerência. E ignora principalmente as nossas tentativas de esconder partes de nosso passado que nos constrangem no presente. No final,as nossas tentativas de dar coerência são também históricas, mas nem por isso são inválidas. O que elas fazem é exatamente avaliar o passado com olhos do presente. E quando esse passado não nos interessa, suprimimo-lo, fazemos questão de "perder esse passado", de enterrar parte de nós. Os historiadores, que possuem um compromisso com a verdade, não se contentam com a supressão do passado vivo. Mas, no fundo sabem que essa é a prática padrão das trajetórias de vida...

Há ainda uma outra forma de perder o passado vivo, que é o passado perdido involuntariamente. Quando o passado vivo se cristaliza em pessoas, fotos, cartas...enfim, quando há uma concretitude no vivido. Nesse momento, o passado vivido concreto está susceptível à deterioração do tempo. As pessoas morrem, as fotos apagam-se, as cartas são devoradas pelas traças. A memória guarda tudo isso...mas a memória também falha, ela apaga-se. A memória perde-se e aquilo que lhe desperta, sem ter uma existência concreta, não consegue ser efectiva. Quantos sabores, cheiros e cores se tornaram apenas sombras na minha memória por nunca mais poder reproduzí-los na minha vida?

Perdemos partes de nosso passado cotidianamente porque lembrar de tudo é tão impossível quanto esquecer de tudo. Mas é quando temos consciência de que perdemos o passado - intencionalmente, ou não - é que as angústias se acumulam. Quando se percebe que a memória não pode ser mais resgatada, quando não há posteridade para salvar o passado. E no entanto, é nesse angustiante momento que se percebe a necessidade de buscar o passado, vivo, eternizado nas experiências. É somente quando ele é perdido é que pode se pensar em resgatá-lo.

22 comentários:

  1. Agora falando sério..

    Eu sou historiador, portanto falar em "esquecer o passado", para mim sôa, como heresia. Esquecer porque, se o que somos hoje é o resultado da seqüência de acontecimentos passados ao longo da nossa vida? As decisões que tomamos no presente, e que repercutirão no nosso futuro, são baseadas em experiências passadas.
    Eu sou um nostálgico convicto. Não só recordo como também guardo "relíquias" do meu passado, como discos, CDs, livros, fotos, agendas...
    O passado não existe mais, é verdade, mas a tinta que ele imprimiu em nossa alma jamais se apaga. Mas se não podemos apagar o passado, podemos aprender com ele.

    ResponderEliminar
  2. Esquecer o passado? Seriamos pessoas sem historia, sem vida na verdade! Claro que as vezes, seria bem mais facil esquecer apenas o que aconteceu... Mais é tao bom lembrar das coisas boas! Viver so do passado tamben nao , mas é por causa dele que nos tornamos no que somos hoje. Aprendemos com os nossos erros... Algumas pessoas so sao felizes lembrando-se do que ja aconteceu de bom na sua vida, esquecendo que o seu presente se pode tornar num passado feliz tambem! Cada segundo, daqui a um segundo é o seu passado!Por isso,é preciso que tomemos boas decisoes na nossa vida, porque o tempo nao para nem volta!

    Um beijo para todos vocês.

    ResponderEliminar
  3. Na verdade esquecer o passado seria bom por algumas coisas más que aconteceram.Nem sempre o passado é máu e as vezes também tenho a vontade de voltar ao passado para reviver os momentos felizes que ocorreram ,"é com o nosso passado que construimos nosso futuro!"

    um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Sabes que me fizeste ter algumas idéias? Depois de ler este artigo fiquei a pensar bastante a respeito do que escreveste. Essa nossa relação meio complicada com o passado ainda pode render bons posts...

    O engraçado é que o passado não existe mas também o futuro não existe ainda, portanto só temos o presente, mas nem sempre nos damos conta dele.

    Parabéns pelo belo texto.

    ResponderEliminar
  5. Ola Pot

    Tens razão, nem sepre o passado é mau, todos temos vontade de voltar no tempo , mas infelizmente isso não é possivel, por isso é preciso olhar para o futuro.Mas é verdade que o passado ajuda a contruir o nosso foturo.

    Um beijão

    ResponderEliminar
  6. assim...como a água que corre no regato...tem um quê de eterno...mas só... aparente, ilusório...embora fique na memória aquele instante e perdure...nunca mais é a mesma água que percorre o leito, a saudade é essa pequenina duração que a memória vai esbatendo...pode nunca mais acontecer aquele olhar o mesmo cheiro, mas...fica a cicatriz!

    Esquecer não...POTT temos tendência a ignorar o mal que aconteceu e a chorar o bem que não volta...é preciso teimar olhar de novo, que no olhar reside o mistério! para mais cicatrizes!...

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  7. Andei por aqui a ler (meio cruzado mas...) vinda de um "ali".
    Preciso de boas leituras, de outras mentes...ei-las!

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho um corpo que "ganhei" no passado e com ele, veio tudo aquilo que fiz, que fui e que senti. Se esquecesse o passado, mutiliria esse corpo que foi e é relicário de tanta coisa boa e menos boa e é com a experieência de todas essas situações que hoje, no presente, tenho melhor capacidade para ultrapassar os obstáculos e viver os bons momentos com um gosto diferente de quem sabe que tudo pode mudar.
    "...deixaram sair suas realidades e seus sonhos, em combinação tão harmoniosa que até hoje não compreendo como se possa estabelecer uma separação entre esses dois tempos de vida, unidos como os fios de um pano" (Cecilia Meireles). Um beijo amigo Graça

    ResponderEliminar
  10. Pois é. A memória começa por ser selectiva, depois passa a ser rendilhada, isto é, cheia de buracos por onde se esfumam tantas vivências. Creio que é o pior da velhice, este esboroar incontrolável das nossas recordações.

    ResponderEliminar
  11. O Passado dum homem perfeitamente bem informado é uma coisa medonha. É como uma loja de bricabraque, só mamarrachos e pó, todas as coisas
    estão cotadas acima do seu valor.

    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Tens razão Pott!
    Um dia chega em que temos de romper com o passado. Apagar todos os vestígios da sua existência. Apagar aquelas fotos que vemos todos os dias. Apagar todas aquelas mensagens do telemóvel, que já lemos vezes sem conta. Eliminar todos aqueles longos e-mails escritos pela noite dentro e lidos pela manhã. Porque é assim que tem de ser. Porque queremos avançar. Porque não queremos o passado de volta.
    Um beijo...

    ResponderEliminar
  13. Vim parar aqui há alguns meses - já nem me lembro como - e nunca mais deixei de 'viajar' por este blogue.
    Faço hoje o primeiro comentário para te dizer que já tentei apagar o passado. Ainda não o consegui, e sei que nunca o vou conseguir completamente, mas a verdade é que também ainda não me arrependi de me ter esforçado para que ele - passado - fosse ficando mais ténue.
    Espero que sejas bem sucedido e que consigas a mistura perfeita, entre coração e razão...

    ResponderEliminar
  14. Recuperar o passado Pott?!
    Agora fizeste-me recordar algumas sensações!
    Apagar o passado custa tanto... mas mesmo tanto... tanto... tanto...
    E o pior é que quando estamos nessa fase ainda não decidimos seguir em frente...já o queremos recuperar.

    Há pessoas que fazem "lutos" e mudanças de uma forma muito rápida... Por um lado gostava de ser como elas, por outro penso que se é assim tão fácil para elas é porque não gostavam a sério e se calhar também não desfrutam do poder avassalador do amor/paixão como eu, e por este prisma prefiro ser como sou!

    A verdade é que se às vezes fizermos um pouco por melhorar o nosso destino se calhar conseguimos mesmo e a mudança transforma-se num desabrochar tipo Fénix, em que o que vivemos a seguir é melhor do que o vivemos até esse momento,o dito passado..
    Como diria uma "blogger" conhecida: Get a move on!

    Eu acrescento: Whatever comes next, be it something new or just carrying on with the old things, get a move on and have a blast!

    beijos

    P.S. E ""prontos""!!! Parece que hoje me deu para filosofar...
    (Nem vou ler o que escrevi uma 2ª vez porque acho que está um pouco "geek")

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Depende do passado Pott, às vezes mais vale colocar numa pasta "trash", porque pode ser que um dia, quando queiras escrever um livro de "memoires" te valha de alguma coisa.. mas será sempre "trash".
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  16. Porque por mais que queira,não resisto à tentação de resgatar o passado. Ainda não consegui chegar ao ponto, ao "tal ponto" em que sei que não preciso de fotografias, sms, emails para me lembrar do bom e do mau, do passado. ao ponto em que "apagar" o passado não fará qualquer diferença na minha forma de estar no presente, porque o passado é isso mesmo: é passado . Beijoca

    ResponderEliminar
  17. Como é fácil rever-me nas tuas palavras... sigo-te há meses e só hoje resolvi deixar um comentário... compreendo todas as palavras que aqui escreveste. às vezes gostaria de ter este teu dom para exprimir o que sentes, uma vez que me revejo em ti em algumas coisas...
    para mim foi muito difícil romper com o passado. seguir em frente. estar disposta a fazê-lo... mas consegui. dei um novo 'eu' à minha vida; se bem que, de vez em quando, o passado continua lá. Disso, infelizmente(?), nunca te vais livrar.

    ResponderEliminar
  18. Desculpem as Madamas,mas eu quero é que o passado vá pró Car........
    Entenderam?

    Com os melhores cumprimentos do

    TOUFUDIDO

    ResponderEliminar
  19. Amigo querido.
    Eu hoje olho para o Passado... como uma lição que aprendi...mas confesso que sou muito saudosista, o que me impede, as vezes, de caminhar.
    E o meu passado me deu uma base forte, para que eu me transformasse na pessoa que sou hoje, no presente.
    Meu carinho e toda a minha ternura.Emilia

    ResponderEliminar
  20. Impossível ter uma memória viva do passado (a capacidade de "armazenamento" tem limite)... voluntária ou involuntáriamente algo se perde para sempre.
    Esquecer parte(s) do passado voluntária ou involuntáriamente por vezes é condição para seguir no presente.
    Enterrar o meu passado ou perdê-lo, seria-me trágico... perdia-me, perdia parte de mim.

    Passado existiu, mas existiu. Presente existe, só hoje vivo. Futuro, não sei não.

    ResponderEliminar
  21. Bom Dia,meu amigo Pott. Fiquei muito feliz com sua visita ao Espírito Azul, estamos abertos a quaisquer questionações e e buscareis de todos meios possíveis para dar-lhe resposta. Se não consegui de mim mesma, buscarei de pessoas idoneas e estudiosas do espiritismo. Sinta-se em sua casa! Muita luz, alegria e saúde.

    ResponderEliminar