quinta-feira, 17 de setembro de 2009

...o coração de POTT...


Um dia fui operado.Podiam ter resolvido o meu problema.
Acontece que estive sempre a dormir.Não me lembrei de avisar o cirurgião e uma singular mania instalou-se definitivamente....
Singulares são, em última análise, todas as manias de louco; entretanto, a do meu caso , possui a notável qualidade de consistir numa coisa que tem ares de teoria, através da qual uma sólida corrente de argumentação arrasta o meu espírito demente ao mais estranho disparate.
É preciso extraí-lo, raciocino... O coração é uma víscera perfeitamente tola... Não passa de um estúpido fole, soprando sangue pelas artérias, em vez de ar... A ciência pode trocá-lo por um aparelho qualquer, que o substitua na função de centro circulatório, evitando, contudo, as regalias morais que goza a tal víscera da minha implicância.
Se o coração se contentasse com o papel fisiológico de fole, de bomba de compressão, e lá se conservasse modestamente, no fundo da sua gaiola de costelas, a trabalhar obscuro e honrado, nas suas diástoles e sístoles, eu não exigiria que mo extraíssem como um obstáculo que me estraga o organismo e a vida; mas o intruso esquece que nasceu para fole; mete-se pelos domínios da existência moral, a fazer concorrência com os sisudos miolos, e deita, então, quanta tolice pode fazer um sapateiro qualquer.
Talvez eu passe por doido, mas afirmo que, se tenho tentado arrancar esse músculo e se exijo a extirpação desse órgão nocivo, ainda que me arrisque a sucumbir, é que muito tenho refletido no assunto, e as minhas convicções contra o coração vêm de longa data, penetraram com valentes raízes no meu espírito.
A vida dos homens é o positivo. Fora do positivo, existe, apenas, o vasto mar do ridículo. A pilotagem da vida consiste em evitar o naufrágio no grande mar.Todavia, o naufrágio é quase inevitável, porque o navio leva uma carga enorme e irrequieta, que faz variar constantemente o centro de gravidade e perturba a todo o momento a flutuação regular.Esta carga é a tal víscera.
Carga ao mar, pois! libertemos a nau!...
O positivo é o sério, é o grave, é o normal, é o burguês, é o vulgar, é o comum, é o tranqüilo, é o prudente, é o fecundo; é o almoço de todas as manhãs e o jantar de todas as tardes; é a herança para a prole. Fora disso, o exagerado, o exacerbado, o entusiástico, o pródigo, o impensado, o idealista, o fantasioso, o desvairado, o inconveniente; o pão nosso de cada dia, no mais restrito sentido dominical; o tolo, o desfrutável, em suma.
É sempre o mesmo abismo de ridículo, ameaçando o sério e o positivo.
E procuremos o que nos faz pender constantemente para o abismo do desfrute... É a víscera; é a víscera fatal!...
O coração produz, na família, o enamorado, um tolo; na sociedade, o herói, outro tolo; na literatura, o sentimental, outro tolo; na filosofia, o melancólico, mais um tolo...
Enamorado, herói, sentimental, melancólico, tudo gira numa vertigem de ridículo, debaixo do grande olho positivo, que ri, como quem vê arder a barba do vizinho, e vai deduzindo em silêncio as gordas e proveitosas normas da experiência.
-Savoir vivre!...
O coração é o pai do ridículo pungente. Há quem ache graça no idiotismo e na asneira. Isto é o ridículo banal e fútil.
Ridículo miserável, profundo, é o das vítimas do coração. É o ridículo propriamente dito; é o ridículo humano.
Pôr um termo a este mal parece-me um dever elementar da ciência. Sabe-se que a origem do mal aí está palpitando, por entre a quarta costela e a quinta.
A medicina reflita...
Tanto mais que não é só o facto objetivo do ridículo que condena o coração. É, ainda mais, o facto subjetivo dos sofrimentos rudes que causa a víscera a quem a traz, cada vez que dá em espetáculo às gargalhadas positivas uma fraqueza e uma tolice da criatura humana.
Não há nada mais salutar do que o riso. Entre outras vantagens, tem a grande vantagem de não ser a lágrima.
O riso é a mais agradável manifestação do positivo.
Quem solta a gargalhada, tem a superioridade de não ser o palhaço.
Riamos, com os diabos!... Vale mais gozar do que ser gozado.
No circo da vida, a gargalhada ocupa as arquibancadas anfiteatrais. No meio, faz caretas e macaquices o grotesco, o ridículo, o náufrago da víscera.
O homem que ri, está fora do picadeiro. Cuidado com a víscera, que ainda te leva para dentro!...
É preciso, portanto, que se resolva um meio de abolir o risco de rolar da arquibancada.
É o que eu procuro.
Quem sabe bem rir, não cria tropeços à própria liberdade.
Há uma coisa que se chama o amor, e uma coisa que se apelida de ódio. A liberdade positiva tem os pulsos ligados por essas duas algemas. Descubram a outra ponta da cadeia, que hão de encontrá-la soldada ao maldito fole do sangue.
O amor faz a fidelidade, a dedicação, o cativeiro voluntário e outras coisas que a linguagem, com o seu modo astucioso de resolver as dificuldades, denomina virtudes; faz também, transformando-se por movimentos reflexos, ou paralelos de espírito, o que se chama a indignação, a revolta, o ciúme, a vingança, o ódio, enfim; e certas coisinhas que ainda a linguagem, sem grandes argumentos, especializa com o rótulo de vícios.
Tudo isso é uma série de algemas, que prendem duma ou doutra sorte. Apaixonado significa acorrentado. Quem ama, prende-se; quem odeia, prende-se. Só é livre quem ri.
Por isso é que o riso é salutar e raro.
A gargalhada é essencialmente filha do cérebro. É livre como o sátiro do bosque.
Viva a gargalhada!
Quem dá vaias, não as leva.
É a grande garantia da gargalhada. Contra esta garantia existe a víscera-fole. Risque-se a víscera, em nome da liberdade, ou ao menos em nome da seriedade positiva da vida.
Dizem que Molière é a comédia... Eu não penso assim. Moliêre escreveu o drama dos idiotas, encenou a parvoice fútil. Para mim, a comédia, a comédia real veio de Inglaterra com aquele pobre Romeu, que passava noites a cantar serenatas embaixo da varanda da namorada, entoando com os galos; ou ia de madrugada subir por escadas de corda, sem pensar no papel que faria, se a polícia o agarrasse como um gatuno.
Cômico, para mim, é o furibundo barba-azul do Otelo, que seria um tanto mais brando, se temesse o código. Cômicas são todas essas caricaturas de malucos, engendradas pelo poeta psicólogo inglês.
A comédia de Shakespeare é na verdade triste. Mas é triste, porque é real; e é triste somente para quem não sabe rir dessa coisa tola chamada paixão.
Comparados Romeu e D. Juan, o nosso Romeu não passa de um principiante, que não entende do riscado, e que ainda suspira, à luz de alvoradas, como a gata ao cio.
É que D. Juan sabe rir.
Certo é também que na comédia de Shakespeare há sangue; mas isso não obscurece o grotesco.
Triboulet, que começa por fazer rir, acaba por fazer chorar.
De mais, o sangue da comédia inglesa é a última conseqüência da ridícula soberania do fole circulatório. É requinte sui generis do desfruto.
Quando aquela gente se suicida, ou cai assassinada e mesmo quando assassina, ouve-se o bom senso positivo, burguês e prático dizer: - pobres diabos!
O positivo é que é o verdadeiro. É preciso conciliar-se tudo com ele.
As nevroses constituem a praga da humanidade.
Guerra às nevroses!
A cidadela das nevroses é a famosa víscera.
Arrasemos a cidadela!
Sim, meus caros , já é tempo de se lançar mão aos freios da estafada cavalgadura de D. Quixote, que vai desastradamente passeando a gesticulação ossuda do seu entusiasmo cavalheiresco, por entre a vaia das gerações!
Já é tempo de se suspender este espetáculo do cavalheiro da Mancha, eternamente bom, mas eternamente tolo!...

...................................................................

Vou ao médico para ver se me cura...se me tira o fole..quero dizer, o coração...

14 comentários:

  1. Não estou de acordo contigo Pott.
    Acho que o coração é um traidor, quando se arreda dos deveres impostos à alma.
    De qualquer forma achei imensa graça à tua teoria.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Coração burro é chato.
    Mas se você for pensar, coração inteligente é mais chato ainda. O coração inteligente vai escolher por quem se apaixonar, vai saber a hora de sair, a hora de entrar, vai escolher a pessoa certa. Isso pra mim é ser burro, isso sim. O coração inteligente não vai morrer de amor, não vai sentir aquele frio na barriga esperando ele ligar. O coração inteligente não vai se sentir como um coração de uma menina de 15 anos com aquela dúvida "será que ele gosta de mim?". Existe coisa melhor do que morrer de amor? Se apaixonar, desapaixonar no outro dia, escolher a pessoa errada pra gostar. Não existe coisa melhor do que morrer de amor, sentir as dores da dúvida, se decepcionar, escutar da pessoa que voce gosta " que é melhor para os dois ficar assim". O coração inteligente escolhe, o coração burro não. Há tantas pessoas no mundo, há milhões, perto ou longe, perto principalmente.Mas o coração burro escolhe aquela pessoa que está mais longe pra fazer seu coração bater mais forte, aquela que você vai demorar a ver, aquela que você nao pode se falar todos os dias, aquela que o sorriso está longe, aquela que a dúvida é mais constante do que a nuvem que está em nossas cabeças. O coração inteligente não faz isso. O coração inteligente vai escolher aquele seu vizinho, aquele que voce vai ter certeza de que como será o seu futuro ( e que futuro chato, né ). E me diga uma coisa: Que graça tem isso?

    É, prefiro meu coração burro, lerdo e cego.

    Vc tem razão seu Pott.

    Beijo no Coraçao,digo..no fole.

    ResponderEliminar
  3. E é isso. É o fim. Finito! Enfim livre, sem culpa, sem loucura ou acomodação. Livre para esquecer e recomeçar. Livre para gostar de quem gosta de mim... Isso, é claro, se esse coração pateta permitir...

    BJinhos

    ResponderEliminar
  4. Bom texto! Desabafo total, vivido por muitas de nós...Mas acredita que nem todos homens são babacas assim, seja lá quem for... Homens, ja dizia a psicanálise são obscessivos, nós somos histéricas, umas mais, outras menos, mas eles caminham na linha da obscessão, não sabem se vão ou ficam, se estão vivos ou mortos, por isso, a maioria deles, fazem esse tipo, ou seja, não fazem nada, não correspondem a nossa certeza de sentimentos!

    Um beijo

    TÉTÉ

    ResponderEliminar
  5. Sempre me esbarro na sentença "ninguém manda no coração". Mas o meu tem umas vontades tão esquisitas... faz padecer todo o resto do corpo: o meu estômago embrulha, os olhos lacrimejam. Fora todas as reações químicas de muitos sentimentos misturados.
    É uma equação muito estranha, nada agradável: raiva+ ciúme+ saudade+"o amo" + "o odeio" - fica + "vai embora" + solidão + (um monte de outras pequenas coisas chatas) = QUERO MANDA-LO EMBORA!

    ResponderEliminar
  6. Sim, senhor, grande dissertação!
    Também prefiro as gargalhadas... mas essa tal víscera muitas vezes troca-me as voltas.
    Achas que vá ao médico? ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Meu coração não me respeita!Eu tenho um coração muito burro mesmo viu, vivo dizendo pra ele que esta pessoa não é quem vc quer, mas ele não me obedece e insiste em gostar de todo tipo de pessoa babaca e idiota que existe ,por isso eu digo, vai coração tolo e se apaixone de novo por quem quer que seja" Por que ja sofri demais e sofrer novamente só se for por acaso!

    Um beijo pra VC.

    ResponderEliminar
  8. Tenho um coração muito humano e, como tal,dividido em duas aurículas e dois ventrículos!! Está um pouco cansado porque as cruzes da vida, não sei porquê, alojam-se ali e ficam...ficam...
    De resto, tem uma textura forte, até porque o meu coração morre jovem!!!
    Mas tem um defeito muito grande: abra as portas a toda a gente e depois... desilude-se porque, nem todos merecem estar ali. Mas não aprende!! Por vezes, quando reparo, já tem "Lotação Esgotada" outra vez e tenho de carregar com um peso enorme, o que não é muito saudável para mim... Mas, é ele quem manda na minha vida e... contra factos , não há argumentos.!!! Bj Graça

    ResponderEliminar
  9. Cala-te, coração estúpido!
    Quem te manda falar?

    É assim que o temos de tratar.

    Beijo

    ResponderEliminar
  10. "Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?
    E quem irá dizer que não existe razão?"
    Segundo Machado de Assis,o coração é a região do inesperado.
    As vezes,o meu coração me surpreende,as vezes me deixa cansada,mas em todas elas me diz que estou viva e, que vale a pena viver,apesar de qualquer coisa.
    Um beijo em seu coração.Emília

    ResponderEliminar
  11. Afinal de contas você é um destruidor de principios.Com que autoridade altera,deturpa e achincalha os clássicos?
    Quem é voce para se permitir a dar opiniões sobre o sentir?
    Falar do coração? Que sabe voce sobre as delicias da paixão?
    Você é um desalmado.Não me admiraria se fosse parar ao Inferno.Nem digo tanto..ao Purgatório..
    Meu caro senhor penso que se deve confessar.
    A sua alma não deve estar muito limpa.
    Cuidado companheiro.

    ResponderEliminar
  12. Há umselo comemorativo das 25.000 visitas, no meu blog, onde te inclui com todo o direito neste número. Ofereço-te com amizade para colocares no teu blog. Bj Graça

    ResponderEliminar
  13. o coração fala-nos a toda a hora, nunca o conseguimos mandar calar!!

    gostei :)
    teresa

    ResponderEliminar
  14. Olá Pott
    Bem vindo - de novo - ao Bloguinho.
    O meu coração ficou feliz em te ver por lá.
    Está com largo sorriso, talvez ridiculo, mas ainda sim, sorrindo.

    beijinhos
    zizi

    ResponderEliminar