quarta-feira, 9 de setembro de 2009

..POTT e as Mouras Encantadas....


As lendas descrevem as mouras encantadas como jovens donzelas de grande beleza ou encantadoras princesas , “perigosamente sedutoras” que aparecem frequentemente cantando e penteando os seus longos cabelos negros com pentes de ouro..
Às vezes tomam a forma de mulher-serpente (e nesse caso devem ser desencantadas com um beijo) ,ou têm asas e vivem num lugar mítico conhecido como "Mourama".São seres belissimos obrigados por oculta força sobrenatural a viverem em certo estado de sítio como que entorpecidos ou adormecidos, enquanto determinada circunstancia lhes não quebrar o "encanto”.

Moro numa casa virada para um rio,que corre entre o sono e o sonho ...
Lá ao fundo onde corre esse rio vivem as Ninfas e as Mouras Encantadas.
Dormem onde o rio corre e pairam nas penedias em noites de luar.
Vislumbro-as ao longe, da varanda da casa onde hoje habito.
Cantam e brincam,acreditem.Vejo-as desde Setembros antigos,em noites luarentas e de calor.
Quando dão por mim, contam-me histórias de encantar....

"Lendas antigas lembram-nos contos de reis e de fadas e até se diz que um nobre mouro à noitinha as ia namorar ao luar..."
" ..e tambem dizem que quando aparece o luar em noites de lua cheia, as ninfas cantam e dançam na areia.."

Quanto ao dito mouro, desapareceu , nunca mais o vi.O mais provavel é que tenha voltado à terra ou se limite a ve-las timidamente de alguma varanda na encosta.Quanto às danças, essas continuam,como antigamente...embora com mais discrição..

Acreditem no que vos digo,eu sou o menino Pott,não minto.Juro-vos que isto é pura verdade....
É verdade tambem que o rio me levou muitos sonhos em direcção à cidade....
Depois perderam-se no Mar.Não voltaram...
Nem me lembro deles,sei apenas que os tive...

Da minha varanda continuo a contemplar, as ninfas e as mouras encantadas, como quando era menino..
Ninguem lhes quebrou o "encanto", pois por lá se matêm.
Por vezes fazem-me sinais..e eu tambem lhes aceno..acreditam?
Bem..eu, pelo menos, acredito...

12 comentários:

  1. As lendas sobre mouras encantadas, fascinam-me. É a envolvência misteriosa que me cativa.Pelos vistos, a ti tambem. Está explicada a variedade de assuntos que aqui abordas, tocando os extremos mais díspares: são elas as mouras encantadas que tu vês da tua varanda e que te acenam, que trazem a tua inspiração. Já Luis de Camões "usou" o serviço das suas Tagides! As mouras encantadas, não são para toda a gente. Só os olhares de menino crescido as conseguem ver... E elas, por sua vez, só se mostram aos apaziguados com a vida e consigo próprios.
    A história está linda e vai encantar as donzelas desta praça...
    Agora, uma curiosidade: o teu macaco vai tantas vezes a Angola, porquê? Tem negócios por lá? Algum poço de petróleo? Não te deixes materializar... prefiro as lendas encantadas que me vão embalar o meu dia de hohe: 9/9/9!!!
    Um beijo Graça

    ResponderEliminar
  2. És mesmo um mouro de encantamento!
    eu conheço uma lenda a do Rei Ramiro; por caminhos que calcorreei na infância...o Candal,
    que originou o nome GAIA.

    ABRAÇO para o teu rio D(ouro) ao luar...

    ResponderEliminar
  3. Oh Pott!

    Tambem quero vêr as ninfas.
    Convidas-me numa noite de luar?
    Como deve ser romantico.

    Um beijo do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  4. Amigo, tens uma prendinha para ti no meu blog, agarra-a com cuidado e desembrulha-a!!! Beijos Graça

    ResponderEliminar
  5. Pois é assim Pot!
    Não te cansas de nos surpreender.
    Fizeste-me voar sem esforçar as asas.
    Sob o luar,assim como os teus, vivem os meus sonhos...infindáveis desejos enternecidos.
    Espero inquieta pelo toque suave de mãos mágicas... num profundo desejo de despertar.

    ResponderEliminar
  6. Flutuar nos sonhos...é maravilhoso;

    Despertar num rio,que "corre entre o sono e o sonho" ... e voltar a sonhar.
    Que bela imagem essa.

    Um beijinho.

    Boa Noite;

    Bons Sonhos.

    ResponderEliminar
  7. Os meus olhos gostariam de conhecer o que vai nos teus..
    Eu rezarei às estrelas e à Lua de Setembro esta noite, desejando voar contigo sobre a magia das aguas e da tua fantasia.
    Se assim não for, não sei se conseguirei dormir esta noite..

    ResponderEliminar
  8. As coisas misteriosas são o que há de mais belo, grandioso, e doce na existência. Os mais maravilhosos sentimentos são os que nos agitam com certa confusão: pudor, amor casto, amizade virtuosa, rescendem misterioso perfume.

    Um beijo para Pot

    ResponderEliminar
  9. As lendas são muito previdentes, por isso sobrevivem a todos os séculos....
    E as "mouras" eram altamente sedutoras".
    Observo que vc tem uma ligação muito forte com as histórias do folclore português..Gosto muito!Sempre vou aparecer para beber em "sua fonte" e aprender um pouco mais.
    Obrigada.Lindo Dia!!!
    Emilinha

    Emilinha

    ResponderEliminar
  10. Oi menino!!!Passei para agradecer a visita e aproveito para lhe responder.
    Quero ser em sua vida, o que sou na vida das pessoas que amo: uma estrela.
    Uma estrela pequena, que tem brilho próprio e que sobretudo "permanece".Os cometas apenas passam...
    Sempre que vc olhar para o céu verá uma estrela piscando...sou eu lhe dando "Boa Noite!

    ResponderEliminar
  11. Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
    Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão.
    No fundo, isto não tem muita importância.
    O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ontem foi mais uma noite de sonho e de verão, do que gostei mesmo e me interessou não foi a noite foi o canto das moiras encantadas e a ternura do relato.

    Obrigado Pott

    ResponderEliminar