sábado, 5 de setembro de 2009

..a relação de POTT com o acaso.....



Ontem tive uma tarde inteiramente livre.Não quiz visitar lugares conhecidos,onde naturalmente poderia encontrar amigos, ou ir ao cinema,porque isso teria sido ocupar tempo,ou renunciar ao prazer animal da absoluta distensão.A distensão é andar sem programa e sem meta,atravessar uma rua sem razão,apanhar um autocarro sem perguntar onde nos levará,interessar-nos pelo quadro que não nos convence,comprar um livro que não leremos,comprar a gravata que amanhã acharemos horrivel.Para um homem que geralmente tem as suas horas racionalmente distribuidas,uma tarde irracional é o «faux-tirage» que no Bacará modifica todo o andamento da partida.A minha vida é,muitas vezes,um rigido concatenar de relações de causa e efeito,e por isso de vez em quando preciso de quebrar essas relações e criar novas.Explico-me?
Sair com alguem quer dizer conversar.Conversr é escravisarmo-nos à lógica e à coerencia,enquanto andar sózinho é obedecer à própria fantasia,ceder ao acaso,declamar em voz alta,diante da vendedeira de frutas,um verso que nos passa pela cabeça,ou procurar na lista do restaurante Chinês os bichos-da-seda ,ou provocar no velho porteiro do Hotel Infante Sagres,
carregado de galões,as expressões de desdém contra a pátria ingrata,que lhe tirou o uniforme de heroi para lhe enfiar o libré de criado.Isto é,ir ao encontro de tudo aquilo que na ordem da minha bem distribuida jornada eu teria que recusar.
É necessário ,meus amigos,realizar de vez em quando gestos absurdos,para oferecer ao acaso a ocasião de nos favorecer.
Há muitos anos atrás,ia eu lentamente no meu carro sob um aguaceiro,gozando a musica das gotas de agua nos vidros e exasperando o buzinar impaciente dos carros que me seguiam.Um condutor do carro ao meu lado,desanimado no encravanço do transito,fazia gestos desesperados. «Estás bom?»pergunto-lhe abrindo o vidro.Ele responde-me dizendo-me: «olá,que fazes aqui?»Tratava-se de um companheiro de tropa..Eu digo-lhe: «pára ali à frente»Ele fez-me sinal de assentimento:«é para já».Conversamos,soubemos um do outro,o que eu fazia,o que ele fazia..Ele gozava de uma situação finaceira invejável.Passou a contar-me como desenvolvia a sua actividade.Onde trabalhava e por aí fora....
-Pois bem,aquela era uma das minhas tardes irracionais.Três meses depois estava a trabalhar na mesma empresa do meu amigo.A minha vida tomou rumo totalmente diverso daquele que até aí levava;progredi dentro da área e tive uma carreira que se pode dizer de sucesso, independentemente de alguns precalços naturais de quem corre riscos.Seria,portanto, um ingrato para com o acaso se, depois de tão bem me ter servido,não o solicitasse mais.
Claro que não se anuncia que se pretende ter uma tarde irracional.Se a anunciasse ,deixaria de o ser.E por maior comunhão de espirito que possa existir entre as pessoas que conosco convivem,é preciso não entregar todas as chaves da nossa alma.Um cantinho secreto devemos conserva-lo para nós.Quero reservar-me o direito de pensar coisas idiotas,ou mesmo coisas más.
Não ha festa,jantar de amigos ou concerto que valha a minha incoerência,a minha solidão,o meu andar ao acaso pelos suburbios da cidade,o meu abandonar-me ao insuspeito,ao imprevisivel,aos truques dos fazedores de ilusionismo,às trapaças do jogador da "Vermelhinha",ao cozido de feijão em cinco minutos no "micro ondas".....

10 comentários:

  1. Muitas vezes acontece
    largar o rumo tomado
    da praia para onde ia...

    Foi o vento que virou?
    Foi o mar que enraiveceu
    e não há porto de abrigo?
    Ou foi a tua vontade
    de vagabundo do mar?

    Sei lá.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia "Lobo Mau"!!!!
    Engraçado, andei a tarde toda , ao acaso, e não me encontrei com vc.
    Mas, nada acontece por acaso.....ainda nos encontraremos.rsrs
    "Não procure entender, viver ultrapassa todo entendimento"(Clarice Lispector).
    Beijos garoto!!!Emilinha

    ResponderEliminar
  3. Olá Pott! Estou a visitar este teu espaço maravilhoso! Parabéns pelo excelente trabalho realizado. Interessante a tua filosofia. Sinto-me feliz por um dia e por mero acaso aqui ter vindo parar.
    Acredito que aquele que caminha sozinho pode até chegar mais rápido... Porém quem segue acompanhado de um amigo com certeza vai mais longe... Espero a tua visita! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Votos de um feliz e divertido fim de semana,
    Um Beijo

    ResponderEliminar
  4. Compreendo este teu modo de viver o teu dia..
    Não lhe cotumo chamar acaso, mas sim uma aventura, na boa acepção da palavra.Há una anos a esta parte, consigo fazer do meu dia um compartimento verdadeiramente estanque. Levou tempo, mas hoje sou uma pessoa em liberdade, sem horas marcadas, a não ser para compromissos assumidos voluntáriamente. O tempo dos "fretes", já passou! Gosto, vou ficando...senão,há mais sítios para passear!Quando ponho o pé fora do portão da minha casa,nunca sei o que vai ser o meu dia e é esta expectativa que eu acho maravilhosa.Um beijo e bom domingo Graça

    ResponderEliminar
  5. conheço essa liberdade " de cão sem dono" passo a expressão a que a maior parte das vezes me devoto...ninguém diría...é que raramente algo ou alguém nos "perturba",não que não sejam surpreendentes excepcionais mas...não são uma canção...

    Deu-me forte tocou-me rente esta tua conversa...por acaso

    ABRAÇO POTT

    ResponderEliminar
  6. Quero sonhar, pensar, caminhar
    sem ninguém a me dizer
    como fazer ou aonde ir.
    Quero seguir,
    por caminhos sem fim,
    mesmo que não dê em lugar algum.
    O que importa é que fui
    mesmo que não saiba voltar.

    ResponderEliminar
  7. Olá Zizi|

    Destino é uma coisa que nós inventamos porque não suportamos o facto de que tudo acontece por acaso.

    O seu blogue está com problemas.Não consigo entrar...

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Até que ponto vivemos de acordo com um "plano" pré-determinado? O destino obedece a leis científicas? Os estudiosos até ao momento socorrem-se de conceitos da Física, da Biologia e da Neurociência para explicar o que é o acaso e como se manifesta.
    Bjinho

    7 de Setembro de 2009 8:20

    ResponderEliminar
  9. Venho fazer uma coisa irracional: agradecer a visita:))

    ResponderEliminar