A estupidez é um estado de graça: é um previlégio; é um dom divino:nasce-se estúpido como se nasce rei!O inteligente tem receios,dúvidas,reflexões: a dificuldade paralisa-o, a incerteza do sucesso desarma-o, o medo de falhar detem-no; o estúpido, ao contrário, não ollha a dificuldades, não mede distancias, não distingue o perigo: ousa, simplesmente; atira-se e chega! O inteligente julga que as próprias qualidades não bastam; e então para simular as inexistentes ou exagerar as que possui, torna-se amaneirado, artificioso: dá peso às coisas incorpóreas,como as ideias,e valor às coisas que não o têm, como as palavras.
Já o idiota é um simples, um instintivo: ama, deseja, toma, abandona.É feliz porque só vê o momento e não pensa no amanhã: o inteligente deprime-se pensando em quando o amor acabar e fala nisso e promete e exige promessas e tortura-se e quer saber porque é amado e como é amado,e o que a amante quis dizer com com certa palavra ou porque se lhe esquivou com certo gesto. E torna-se intolerável. O inteligente quando é abandonado, interroga-se: «Como viver sem ela?» O estúpido declara: «Que me importa! Amarei outra.» Abandonam em definitivo o inteligente,ao passo que voltam ao estúpido.
O inteligente é agitado pela dúvida, pelo cepticismo, pela incredulidade, que tem força centrifuga: afastam-se dele; o estúpido, não ;é vazio,fátuo,presunçoso, egocentrico: supõe-se o núcleo de um mundo em torno do qual o universo gravita; e as mulheres, sem o perceber,deixam-se arrastar na sua órbita.....
A análise aqui apresentada é sem dúvida "bene trovata".Trata-se de uma caricatura bem elaborada da realidade humana.As coisas são assim,nada a fazer...
ResponderEliminarClaro que se tratando de uma caricatura as conclusões que dai se poderão tirar podem induzir em erro os menos avisados.
Os estúpidos nem sempre ganham.
De qualquer forma a análise é brilhante..como sempre.
Até amanhã.
Com a tua forma engraçada e maneirinha, mostraste o quanto é importante sermos nós mesmos, independente do que os outros irão pensar de nós.
ResponderEliminarAssim és mais tu.
Bom dia para ti.
Os estúpidos, são antes de tudo, muito mais felizes. Os inteligentes, desenham a vida, antes de vivê-la. Não queo com isto dizer que é melhor ser estúpido,mas que ás vezes nos convém "fazer de estúpidos" isso sim!As análises continuam brilhantes e eu gosto de cá vir, já sabes. aum beijo Graça
ResponderEliminarAcredito e já te disse , nossas almas já se conhecem há muito tempo, de outras vidas rsrs.
ResponderEliminarChegará o momento em que elas se encontrarão novamente e retomarão tudo o que ficou para trás.
Eu creio nisso!
Beijo
Gostei... como sempre...
ResponderEliminarsem palavras...conforme já te disse não ando com a minha imaginação muito boa. Desculpa ser tão breve.
beiiiiiiiiiiiiiiiiiiijooooooooooo
Oi, Pott...
ResponderEliminarHá muito nos perdemos nessa blogosfera ( eu era ainda "Doutroladodomar").
A virtualidade também é redonda, sem es (quinas ),por isso te encontro novamente.
Teu texto , bem melhor elaborado, é muito parecido com o meu ultimo texto , e assim como tu, também faço da blogosfera muitas vezes uma filosofia.
Beijo grande.
Bom dia Pott!
ResponderEliminarHoje a manhã está lindissima,acordei e vim visitar-te.Com a vista do rio Douro à minha frente estive a ler-te.
Esta bela manhã mais as tuas palavras são um belo início de dia.
Um beijo para ti.