terça-feira, 18 de agosto de 2009

..as reclamações de POTT


Já pararam para pensar no quanto reclamamos da vida? Não? Nunca? Então parem, pensem e concordem comigo, nós reclamamos muito. Nem adianta torcer o nariz e armar em anjinho ou santinha para mim, vocês também reclamam e da mesma maneira, da mesma forma e das mesmas coisas que toda a gente.
É mais fácil, é mais confortável e comum para a maioria agir assim. Reclamamos do que temos, do que não temos, do que deixamos de ter e seguimos reclamando... Da vida, do emprego, da namorada (ou da falta dela), da família, dos amigos, do carro, do dia, da noite, da chuva, do sol, do corpo, do cabelo, do coração, enfim, de toda realidade que tenha um formato distinto do que desejamos.

Está certo, reclamar faz parte do jogo, mas isso deve ter um limite, não? Porque essa insatisfação contínua com a vida denuncia que o problema não é com o mundo, com as coisas ou com as outras pessoas. O problema é conosco. Tenho a sensação de que as pessoas estão com uma preguiça estúpida de ser, de agir e principalmente de lutar por um amanhã melhor custe o que custar - seja suor, sangue ou lágrimas, estou certo? Não importa, tudo o que sei é que aquela frase boa "estou em paz, feliz e realizado" anda longe, muito longe da boca do pessoal. E aqui entre nós, muito entre nós. Se a vida não está boa, a culpa é sua. Isso. Exclusivamente sua. Mesmo. Na cara. Sem desculpas. Sem delongas. Lei da selva, meus amigos. Vocês não são os únicos que estão cheios de problemas que vos esperam todos os dias quando chegam à empresa. Vocês não são os únicos que estão sem tempo para nada, na correria sinistra, com contas para pagar e ainda assim tendo que arranjar um espaço par o o seu coração pendurado no meio dessa confusão, porque ser sozinho também não é muito bom.
Vocês não são os escolhidos, essa é a verdade. Bem vindos à vida !!! É o meu discurso. Sinto muito. Lamento dizer ao invés de poupá-los, mas o que não está bom é um mal eterno e necessário à humanidade. Sempre existirão problemas, noites mal dormidas, imperfeições e bofetadas na cara. Fazer o quê?
O sal também é parte integrante do pacote, vocês queriam só chantilli? Utopia que se desfaz com o tempo. A vida é dura e temos mesmo que bater com a cara no chão muitas vezes para aprender a levantar, crescer, evoluir e lá no fim transformar-se numa pessoa melhor. É assim. Revolução. Evolução.

Hoje ouvi uma música do Blondie que não ouvia há muito tempo e ela fez-me viajar, voltar ao filme da vida e refletir, voar longe... Adoro esse processo.
Quanta coisa já se passou. Putzzz. Dá um livro fácil. Eu já vivi um mundo de coisas e tenho um mundo enorme e novo, desconhecido para viver ainda. ´
Entre altos e baixos, glórias e fracassos, eu estou aqui. Cheio de história pra trocar e dividir convosco, com os meus filhos e netos que nem encomendados foram. Há coisa melhor? Não. Definitivamente, não. Viver é a melhor coisa que existe. Por isso hoje tirei o dia para pendurar as reclamações e agradecer imensamente, profundamente e eternamente a todas as pessoas que foram e são parte da minha vida, inclusive as piores, parte do processo. Obrigado mesmo, de coração... Vocês são fantásticos e eu um tipo iluminado e privilegiado porque recebo todos os dias essa boa energia emanada por vocês.


7 comentários:

  1. É verdade! Nós somos um ser reclamante: nunca estamos contentes com nada!No entanto, quando no horizonte o sol faz a sua aparição- que é um poema de cor- faz-nos o anúncio de um NOVO dia que, deveria ser sempre novo na história de cada um de nós.Mas á medida que as horas se desenrolam,vamo-lo prenchendo com as nossas "tragédias", azedumes, má disposição e a tal lista de reclamações...infindável!Esquecemo-nos que nos foi dado mais um NOVO dia que o tornamos VELHO num instante, em menos de um estalar de dedos. E no entanto, poderiamos evitartodo este rol de queixumes com sabor pré-anunciado de derrota e sabernos também sermos NOVOS em cada dia que chega e que passa.
    Assunto necessário e urgente para uma viragem nas nossas vidas. Estou a gostar! Um beijo Graça.

    ResponderEliminar
  2. Despir o pobre( de espírito ) de aparências...,extraido de um número recomendado de " sete sapatos sujos" que precisamos descalçar, segundo a oração de sapiência dada por Mia Couto, a 7 de Março, aquando da abertura do Ano Lectivo no Insituto Superior de Ciências e Tecnologia, de Moçambique e publicados no Courrier Internacional a 2 de Abril.
    Este texto lembra-me o que acabei de ler, que acho muito oportuno e bem lembrado, aos comuns insatisfeitos...Vamos a isso! levar a vida com
    aceitação e não com resignação?!em mais um acto de sabedoria!

    ABRAÇO para POTT

    ResponderEliminar
  3. Olá Pott!
    Mas isto não és tu!
    Não que discorde com o que tens escrito ultimamente,pelo contrário,está tudo perfeito.
    No primeiro texto dessa série bati palmas de pé....é verdade..e porque não?..,era bonito e verdadeiro,embora cor de rosa.
    Entendo que as tuas seguidoras adorem o estilo,é natural,algumas até dizem que choram.
    Mas Pott,a tua inteligência vale muito mais que isso.
    É no teu poder de sintese,de análise, na tua acidez quando falas sobre temas como A Mulher; O Amor;O Ciúme;A Sociedade;A Mentira ;O Dinheiro;A Vida....definidos em pensamentos candentes,cheios de sarcasmo,malícia e humor,mas tão sinceramente verdadeiros como a tua(acho que é tua)definição:"a palavra foi dada ao homem para ocultar o pensamento", que está o teu talento.
    O Mundo que pintas "não é assim,mas também é assim".como costumas dizer.
    Quem por acaso lêr os pequenos comentários que faço a teu respeito,poderá pensar que te critico.Sabes bem que não é isso.És um tipo brilhnte.Nesses momentos apenas estou a brincar contigo.
    No entanto mantenho que és um habil prestidigitador,um mentiroso,um inventor de sofismas e universos falsos,um trapaceiro,mas um belissimo construtor de sonhos.Tambem és um tipo divertido.As tuas seguidoras gostariam de te conhecer.
    Um beijo

    "B"

    ResponderEliminar
  4. Nem acredito, consegui comentar! Tava dando erro, sabe Pott? E eu não podia passar em branco diante de um texto como esse. Meus parabéns! Você escreve demais! E com uma sinceridade, e com um jeitinho que ai,ai,ai

    Bjos Bjos Bjos

    Pernanbucana

    ResponderEliminar
  5. Isso Pott!A Bruxa tem razão. Põe mesmo o dedo na ferida, porque de hiprocrisia e falsidade, o mundo anda farto! Um grande abraço.

    Toufudido

    ResponderEliminar
  6. Case-se comigo Pott! rs.. sempre perfeitos os teus textos.

    Beijão

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente hoje em dia,
    poucos pensam como tu Pott ...
    Parabéns pelas palavras!
    Beijooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar