terça-feira, 6 de outubro de 2009

PoTT e o Poeta Alegre....

O Poeta volta a atacar...



Após as legislativas e as autarquicas ,Manuel Alegre pedirá novo congresso.
Manuel Alegre propõe que uma nova liderança do PS surja e que  seja decidida por despique de quadras.
Manuel Alegre volta a candidatar-se à liderança do Partido Socialista e considera que o melhor  método para escolher o novo secretário-geral seria por intermédio de um despique de rimas à  antiga  portuguesa em que cada um terá de dar provas da sua versatilidade intelectual, dotes de retórica e criatividade, não chateando ninguem a falar nos projectos para levar o PS ao poder em discursos de chacha feitos a pensar na comunicação social.

“Era assim que escolhíamos a direcção da Associação de Estudantes nos bons velhos tempos de Coimbra,” lembra o poeta-deputado, “Uma vez ou duas foi com um concurso de escarretas e lembro-me que noutra altura escolhemos a direcção por ordem decrescente de comprimento de pilas mas isso foram excentricidades próprias da juventude. E ainda me lembro de quando apanhámos uma bebedeira monumental e elegemos uma mula. Deviam ter visto a cara do reitor...”
No entanto, Alegre considera que os portugueses não estão preparados para ter uma besta de carga qualquer como líder do maior partido da oposição apesar de acreditar que uma mula teria hipóteses de derrotar qualquer um destes que têm aparecido ultimamente “se se apresentasse com um discurso coerente e demonstrasse as preocupações sociais que os portugueses esperam da esquerda democrática que o PS se orgulha de representar.” O despique de rimas apresenta-se então, no seu entender, como a melhor solução.
Outras figuras do partido comentaram já a proposta. Manuel Maria Carrilho, mandatário da candidatura de Alegre, considera que “é uma ideia válida e que permitirá aliar o debate político à dinamização cultural” enquanto que António Costa prefere manter a política e a poesia em esferas afastadas. “Poesia não. Primeiro umas patuscadase ,só depois a  eleição. É necessário debater durante umas tainadas, para as posições compreender,” afirmou.

Outro membro da trupe de Socrates, Paulo Pedroso, rejeita o despique de rimas mas propõe um método alternativo e também ele pouco ortodoxo de escolha do secretário-geral. “E que tal se alugássemos um pavilhão, nos despíssemos todos e jogássemos às escondidas? É uma ideia,” adianta.

Quanto aos opositores de Manuel Alegre, João Soares refere que a poesia não é a sua área e que, nas letras, se sente mais à vontade no romance policial e na crónica de costumes, propondo em alternativa que se escolha o sucessor de Socrates pelo número de amigos que cada candidato tenha na UNITA. José Sócrates, por seu lado, prefere que a escolha seja feita da forma tradicional agora que a sua proposta, de escolher o candidato que fique melhor nu, foi rejeitada.

Manuel Alegre vai levar a sua proposta de alteração da forma de escolha do líder até ao congresso do partido e rejeita acusações de que está a tentar garantir a sua eleição, visto que é um poeta consagrado. Em sua opinião, “as coisas não são assim tão lineares até porque é praticamente impossível rimar com Sócrates.” No caso de a sua proposta ser aprovada, Alegre propõe que o despique de rimas seja arbitrado por uma figura externa ao partido. O escolhido seria o ex social-democrata Valentim Loureiro que, apesar de ter elogiado abertamente José Sócrates, “está habituado a lidar com arbitragens de forma absolutamente isenta.”

20 comentários:

  1. "Para salvar o mundo, há um rol de listas
    De provérbios arianos ou judeus;
    Mas ninguém quer ser salvo! e os vãos troféus
    Bolorecem nas mãos propagandistas."
    José Régio, por Costume antigo.

    ResponderEliminar
  2. “Dante reservou os lugares mais quentes do Inferno para aqueles que em tempo de crise moral se mantivessem neutros” .Pergunto eu por onde tem andado a frontalidade do Manel??De qualquer maneira, Porque não o deixam em paz, para que ele possa, como alguém disse com graça, às segundas, quartas e sextas ser da situação, às terças e quintas ser revolucionário e estar com os pobres e o povo... e aos sábados e domingos ir caçar e pescar com os seus amigos ricos e monárquicos?

    ResponderEliminar
  3. Manuel Alegre está vivo como Político e como Poeta, nunca colherá um voto meu pois como poeta que sou também sei que constituo muitas vezes um Perigo daí que vote no Bom Senso que muitas vezes me falta...às vezes contrariado mas meu voto é PSD e isso também faz de mim mau poeta político?!

    ResponderEliminar
  4. Pott,

    Os trajectos da política não poupam quem é Poeta, porque ser Poeta é ser partidário do Amor e isso implica uma sociedade menos imperfeita que esta.

    ResponderEliminar
  5. Nenhum Poeta se instala confortavelmente num Partido Político sem criar pela sua natureza ódios, invejas e anti-corpos!!!

    E digo-te sinceramente, não lhe sou favorável mas admiro muito a coerência da Poesia e trajecto Político de Manuel Alegre!!!

    ResponderEliminar
  6. Muito bem,estou a gostar.
    Isto está muito intelectual.
    Eu até pensei que estavas a brincar,mas,perante tanta erudição,rendo-me.

    Beijo pró Pottinho

    ResponderEliminar
  7. Desculpa,acho-te muita graça, mas não concordo contigo.Não deves brincar assim.
    Alegre pela sua rectidão, pelo seu perfil democrático, não lhe é apontado nada contra politicamente.
    Se este governo não lida com a democracia, ou com a opinião contrária, dentro do próprio Partido, não é e nunca poderá ser chamado de Democrata.
    Não tenho qualquer filiação ou ideologia partidária, por isso sinto-me à vontade para falar assim.

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Meus senhores e minhas senhoras!
    O Pott só está a brincar.
    Ainda não o conhecem?

    ResponderEliminar
  9. Bráaaaaaaaaaaa...
    E o bicho está pegando fogo em Portugal,vem uma bomba ai do tamanho do mundo sobre a quadrilha de seu Socrates.
    Aguarde que ainda hj estou colocando aqui no blog,estou só esperando a confirmação de um cururu amigo que vai me passar tudo por documento...
    Tenho pena desse povo ai de Portugal...

    ResponderEliminar
  10. Não se exija mais de um Poeta que a sua Poesia porque na vida fora das rimas e paisagens falha como ser humano que é!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. mesmo nas politiquices existe um poeta vivo, uns mais reias que outros...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Bem, a flexibilidade politica sempre foi atributo dos PS's.

    Hoje sim amanhã não.Eu, já estou farta até à medula óssea, desta novela dos amuos do deputado que é, mas não sabe se vai ser, a menos que falem com ele, e se demarquem disto, ou lhe puxem o lustro àquilo, ou lhe peçam muito, e agarrem-me senão eu vou embora, et cetera, et cetera, até à náusea...
    O que ele queria mesmo era a tal desgarrada de quadras e uns canecos..

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Na linha do já dito anteriormente, também quero dizer que não sou filiado em nenhum partido e, ou estou amarrado a alguma ideologia. O Poeta Alegre, tem uma "alma grande" e um sentido de oportunidade triste, para os amigos do partido.Problema deles.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  14. Olá Madamas e companhia.
    Quanto a este assunto quero dar-vos a minha opinião.
    Esse Cabrão(no bom sentido)quer é Putas e Vinho Verde(se for bom tb serve maduro).
    Bem haja Alegre,o povo está contigo.

    Cumprimentos democráticos do

    Toufudido

    ResponderEliminar
  15. Como homem de esquerda que diz ser...tem muito que se lhe diga.

    ResponderEliminar
  16. Felizmente que as eleições acabam no Domingo!!!!
    Um beijo Graça

    ResponderEliminar
  17. Tenho para mim que, em briga de marido e mulher e em politica de outro país (apesar de ser metade lusitana, com muitissssimo orgulho) não se mete a colher.
    Só digo que o melhor que temos a fazer é continuar a fazer o melhor.
    Tenho dito.
    Beijinhos brasileirissssimos.
    zizi

    ResponderEliminar
  18. O poeta Alegre, depois de andar a provocar o seu partido, lá arrebanhou a reacção-declaração (de Lello) que lhe serve de "recibo verde" para se apresentar a Sócrates e debitar o pedido ao PM: o apoio para Belém.

    ResponderEliminar
  19. É assim pott,a política não é só feita de cedências nem de jogadas oportunistas, ela é, essencialmente, uma estrutura de princípios e de valores - que o poeta tem revelado desconhecer nos últimos meses.

    Beijoca

    ResponderEliminar
  20. Manuelito já te tenho dito que não é bonito andares a enganar-me (nos)


    RSRSRSRSRS..................

    ResponderEliminar